Os anos finais do Ensino Fundamental compreendem a fase em que o aluno se encontra entre a pré-adolescência e a adolescência.
Um momento de infinitas modificações, um processo de transição, onde o aluno se depara com desafios de maior complexidade, justamente, pela apropriação de diferentes lógicas de organização do conhecimento relacionado a cada área de estudo.
São transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais fundamentais ao fortalecimento da autonomia, à ampliação de vínculos sociais e laços afetivos, às possibilidades intelectuais, além dos raciocínios mais abstratos.
É preciso reverberar a capacidade de ver e avaliar os fatos, não apenas no seu campo de visão, mas também, pela ótica do outro e adquirir valores morais e éticos.
Criar conexões, estratégias e adaptações no âmbito escolar é imprescindível, pois a mudança do professor generalista para professores especialistas, pode recorrer a uma diferenciação no processo de aprendizagem, caso o processo de transição não aconteça da forma mais natural possível, refletindo continuidade.
O pré-adolescente e o adolescente precisa ser entendido também como sujeito em desenvolvimento. E o acolhimento se faz necessário em um ambiente onde os projetos e as práticas pedagógicas sejam favoráveis à busca pela autonomia.
Aqui, encontram-se escola e professores estimulando e convergindo esforços para a compreensão e diálogo diante das diferentes formas de expressão deste aluno.
Por isso, a escola precisa preservar o seu compromisso de estimular a reflexão e a análise aprofundada, contribuindo para o desenvolvimento de atitudes críticas do aluno consigo, com o outro e com o meio no qual está inserido. Estabelecendo-se, consequentemente, uma relação de pertencimento coerente, na qual a necessidade de participação e inclusão às situações, contribuirá para o seu delineamento do projeto de vida, conectando anseios com o futuro e sua continuidade no Ensino Médio, já que a escola é espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa.
As áreas de estudo do 6º ao 9º anos devem abranger o conhecimento das
Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e a Matemática.
5 aulas semanais
1 aula semanal
1 aula semanal
5 aulas semanais
2 aulas semanais
6 aulas semanais
2 aulas semanais
6º ao 8º ano
2 aulas semanais
2 aulas semanais
1 aula semanal
1 aula semanal
1 aula semanal
1 aula semanal
9º ano
1 aula semanal
9º ano
1 aula semanal
9º ano
Das 7:35h às 12:20h
O Colégio Arte e Vida é sensível para com as inovações que fazem parte do dia a dia da educação. Consequentemente, tem apostado no Ensino da Língua Inglesa. Nosso programa consiste em uma proposta diferenciada na vida escolar do aluno, oferecendo a ele uma perspectiva educacional bilíngue, onde além da qualidade de ensino já conhecida e disseminada na escola, proporcionamos um acréscimo da carga semanal que consta na base comum nacional de duas aulas, para 05 aulas semanais, tornando o contato com o idioma em algo diário.
Nosso objetivo é ampliar os horizontes deste aprendizado em suas habilidades linguísticas, com um olhar contemporâneo também por meio de projetos. Pois, neste cenário, acreditamos que o aluno pode ser colocado como protagonista do seu próprio desenvolvimento, já que, baseado em suas experiências e vivências, poderá enriquecer seu processo aprendizado diante de novas perspectivas culturais e da interdisciplinariedade, em uma formação holística contemplando conteúdo, cultura, cognição e comunicação.
Pensamos em uma solução educacional capaz de desenvolver as habilidades necessárias para os alunos, de fato, se tornarem bilíngues e terem mais oportunidades, por meio de um aprendizado imersivo da língua inglesa.
Oferecemos ensino de inglês avançado na grade curricular com material internacional, plataformas digitais e vivências que promovem o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o cidadão do século XXI.
É um programa de Educação Socioemocional que proporciona uma postura empreendedora e criativa, o gerenciamento das emoções e o desenvolvimento da inteligência, o aumento do rendimento escolar e do aprendizado e a melhoria da qualidade de vida dos estudantes, familiares e professores.
Por meio da Educação Socioemocional é possível permitir ao aluno visualizar que não é possível mudar o que se sente, mas é possível aprender o que fazer com os seus sentimentos.
Trabalhar a Educação Financeira Comportamental despertando no aluno hábitos financeiramente mais saudáveis, estimulando o planejamento e as atitudes conscientes de consumo que visem a realização de seus sonhos.
Esta proposta auxilia na identificação de armadilhas financeiras, na solução de problemas, na tomada de decisões, no consumo responsável, no planejamento de curto/médio/longo prazos, na distinção entre desejo e necessidade, desenvolvendo no aluno uma cultura de prevenção, bem como, a possibilidade de se ter uma postura criativa e empreendedora.
A Plataforma de Educação escolhida pelo Arte e Vida, visa uma educação contemporânea de excelência e inovadora há mais de 50 anos. Possui um DNA Aprovador, sendo referência nos materiais, conteúdos, resultados e aprovações, pois fundamenta sua abordagem na construção do conhecimento de forma inteligente, despertando interesse e a curiosidade nos aprendentes.
O COC, assim como nós, entende que os Anos Finais compreende o momento certo para aprofundar as perspectivas e de se conectar com o conhecimento, preparando o ser aprendente em formação para o mundo.
Ainda deve ser visto como uma fase transitória, pois o aluno que era norteado por eixos de aprendizagem e poucos professores, passa a estudar disciplinas mais específicas, com maior variedade de professores.
Neste momento é preciso trabalhar com ênfase na ORGANIZAÇÃO e ADAPTAÇÃO, tanto no âmbito dos materiais, atividades e responsabilidades, quanto no âmbito social, relacional com o outro e com os novos professores.
É no sexto ano que o aluno desenvolve maior autonomia, aprendendo a lidar sozinho, muitas vezes, com as atividades propostas. Os conteúdos abordados aproximam-se da multidisciplinariedade, pois é por meio da lógica entre as relações multidisciplinares que se estabelecem os processos de ensino e aprendizagem. Os mesmos são mais aprofundados, desafiadores, com abordagens contemporâneas relacionadas às áreas de estudo.
Proporciona ao aluno o domínio da escrita, leitura e cálculo. Esta etapa educacional visa ampliar a capacidade de entendimento do meio ambiente, dos sistemas culturais e políticos, da economia, da tecnologia e dos valores sociais, entre outros.
Nesta etapa a ênfase do trabalho a ser desenvolvido com os alunos tem ênfase na PARTICIPAÇÃO e na ORIENTAÇÃO PARA O ESTUDO, tanto coletivamente em sala de aula, quanto no contexto individual.
Aqui é desenvolvido de forma mais atuante, o raciocínio lógico e a visão inter e multidisciplinar do aluno, que passa a enxergar as diversas áreas e suas extensões (biológicas, exatas e humanas) como um todo, bem como suas correlações.
O aluno começa a assumir maiores responsabilidades. Nesta etapa, o aluno além de aprofundar os conteúdos que já conhece, passa a ter o contato com outros. As aulas tendem a ficar mais densas e com explicações mais apuradas. E o aluno passa a vincular com maior facilidade os conteúdos trabalhados em sala de aula com o mundo real, compreendendo a universalidade das informações das diferentes disciplinas, por meio de saberes integrados acerca da realidade.
Aqui o foco é desenvolver aspectos como a COOPERAÇÃO e o TRABALHO EM EQUIPE, por mais que sejam trabalhados desde o início da vida escolar, entende-se que esta faixa etária começa a apresentar as condições necessárias para uma organização mais amadurecida e autônoma nas suas produções, além de contribuir dialogicamente com os pares.
O aluno encontra aqui mais um momento de transitoriedade, pois está a um passo de ingressar no Ensino Médio. Aqui começam os questionamentos quanto ao futuro: qual caminho focar, qual curso escolher, qual profissão seguir.
É no nono ano que o aluno finda seu vínculo com o ensino básico e precisa estar preparado e contar com suas vivências nas produções textuais, nos trabalhos em equipe, além da sua participação em eventos externos que contribuam para com a associação entre o estudo e a realidade.
Neste momento é importante desenvolver o potencial de SÍNTESE do seu processo como aluno. Sendo totalmente perceptível e reconhecido os pontos já consolidados, assim como aqueles que ainda demandam atenção ou ajuda para o ingresso no Ensino Médio.
Cabe a escola, incentivar este amadurecimento intelectual e de conhecimento em múltiplas situações, sendo espaço efetivo de aprendizagem, ampliando este protagonismo seguro e amadurecido do aluno para com a comunidade ao qual está inserido.
Colégio Arte e Vida
CNPJ: 00.301.519/0001-00
Avenida Vereador Nagib Jabor, 433
Capoeiras – Florianópolis/SC
CEP: 88090-100
Segunda a sexta das 7h às 19h
Colégio Arte e Vida
CNPJ: 00.301.519/0001-00
Avenida Vereador Nagib Jabor, 433
Capoeiras – Florianópolis/SC
CEP: 88090-100
Segunda a sexta das 7h às 19h